Catedral de Petrópolis: beleza, história e religiosidade em um só lugar
Se você quer saber um pouco mais sobre a Catedral de Petrópolis e se vale a pena visitar esse ponto turístico, vem comigo no post de hoje!
Localização
A Catedral de Petrópolis fica localizada na R. São Pedro Alcântara, 60, R. São Pedro Alcântara, 60-252 – Centro, Petrópolis – RJ, 25685-300.
Conheça a Catedral de Petrópolis
A Catedral de Petrópolis, como é conhecida a Catedral São Pedro de Alcântara, é um dos grandes pontos turísticos da nossa cidade.
Logo de cara, ela chama atenção por sua beleza marcante, devido a sua arquitetura neogótica francesa – a única do Rio de Janeiro.
Sua construção foi iniciada ainda no ano de 1884, sendo uma nova matriz para a já existente igreja, que antes se localizava em frente ao Palácio Imperial.
A catedral é dedicada a São Pedro de Alcântara, que é, além de padroeiro da cidade, é padroeiro da própria Monarquia Brasileira.
Ao todo, são cerca de 70 metros de comprimento, com 22 metros de largura e 19 metros de altura nas naves – uma construção realmente magnífica.
✅ Informações úteis
- Endereço: R. São Pedro Alcântara, 60, R. São Pedro Alcântara, 60-252 – Centro, Petrópolis – RJ, 25685-300
- Nota do Google: 4,8
- Site oficial: http://www.catedraldepetropolis.org.br/
- Horário de visitação: terça a sábado, das 09h00 às 16h00; domingo, das 13h00 às 16h00 (as visitações não são permitidas durante os horários das Celebrações da Santa Missa)
- Telefone para contato: (24) 2242-4300
- Valor do ingresso: visitação gratuita (mas o tour pelas torres é pago – R$20,00 por pessoa)
Ligação com a Monarquia Brasileira
A construção da nova matriz da igreja era de grande interesse de D. Pedro II e da Princesa Isabel, sua filha.
E a ligação da família imperial com a catedral permaneceu até mesmo após suas mortes.
Afinal, é aqui que se encontra o Mausoléu Imperial, onde estão enterrados os restos mortais de D. Pedro II, D. Tereza Cristina (sua esposa), Princesa Isabel e Conde d’Eu (seu marido).
O que fazer na Catedral de Petrópolis?
Sendo um local histórico majestoso, a catedral já chama atenção do lado de fora, devido a sua estrutura marcante, torres, esculturas, entre outros aspectos.
E na parte interna, os vitrais coloridos, os altos pilares e o mausoléu tornam a entrada uma verdadeira viagem ao passado, e um mergulho na história brasileira.
Os visitantes conseguem chegar facilmente ao local, e não paga-se nada para fazer uma visita mais básica.
Tour pelas torres
Quem quiser observar a catedral de uma forma mais completa, pode optar pelo tour pelas torres.
O passeio dura uma média de 40 minutos e é guiado, sendo possível aprender bastante sobre a história do local – Vale lembrar que tudo é narrado a partir de uma visão religiosa dogmática.
Nesse caso, é claro, diferentemente da visitação padrão, esse é um passeio pago. São R$20,00 por pessoa, mas eles oferecem opção de meia entrada.
Os tours são organizados de hora em hora. Assim, de terça a sábado, eles ocorrem às 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h; já no domingo, eles ocorrem às 13h, 14h, 15h e 16h.
Vale a pena conhecer a Catedral de Petrópolis?
Sendo simplesmente um dos grandes cartões postais da nossa cidade e um ponto histórico marcante, principalmente por abrigar os restos mortais da família imperial, a catedral não apenas vale muito a visitação, mas também é um local de visita obrigatória para quem vem conhecer Petrópolis!