Alta temporada em Itaipava: quando é? Vale a pena?

Se há uma época do ano em que Itaipava ganha um brilho à mais, é durante a alta temporada, no inverno.

Se você está pensando em planejar sua visita a essa cidade na serra fluminense, é fundamental entender qual é a época de alta temporada aqui em Itaipava e, claro, saber quais são os atrativos que fazem dessa temporada algo especial.

Hoje, portanto, vou falar um pouquinho sobre como é a alta temporada em Itaipava.

Quando é alta temporada em Itaipava?

O auge é em julho, mas a alta temporada dura de junho a agosto. Sim, a alta temporada aqui é justamente no período mais frio do ano, o que geralmente ocorre em qualquer região de Serra.

Em Itaipava, faz frio no inverno. A temperatura média durante o dia costuma ficar entre 12 e 20 graus, mas de madrugada costuma ficar ainda mais frio.

Por isso, a cidade é um ótimo atrativo nessa época do ano, oferecendo uma oportunidade de vivenciar o inverno em sua essência.

Alta temporada em Itaipava: veja o que fazer

Castelo de Itaipava

Sim, eu também citei o Castelo de Itaipava como uma boa atração para você conhecer em meu outro artigo sobre a baixa temporada em Itaipava, mas ele está aqui também!

A verdade é que o Castelo de Itaipava é uma das atrações mais icônicas da cidade, por isso, considero interessante visitá-la em qualquer época do ano.

Além de ser uma obra arquitetônica incrível, o Castelo de Itaipava também funciona como hotel. Se você ainda não teve a chance de explorar sua área externa, eu recomendo fortemente esse passeio.

A sensação de estar em um castelo com estilo medieval, único na América Latina, é simplesmente mágica. No espaço, ainda há dois ótimos restaurantes, que  complementam a experiência.

Informações úteis

  • Endereço: BR 040, KM 56 – Itaipava – Petrópolis/RJ, A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)
  • Nota do Google: 4,5
  • Instagram: @castelodeitaipava
  • Site oficial: https://castelodeitaipava.com.br/
  • Telefone para contato: (24) 2223-9292 ou 08007999925

Museu do Pequeno Príncipe

Outro local fascinante que eu sugiro visitar durante a alta temporada é o Museu do Pequeno Príncipe, situado em um sítio que já foi refúgio de pilotos franceses durante a Segunda Guerra Mundial (incluindo o próprio autor do livro).

Lá é possível mergulhar na história do autor Antoine de Saint-Exúpery e dos corajosos pilotos que encontraram abrigo neste local especial.

É necessário agendar o tour previamente pelo site, mas garanto que vale a pena!

Informações úteis

  • Endereço: Estr. do Ribeirão Grande, 102 – Itaipava, Petrópolis – RJ, 25740-240
  • Contato: (21) 99354-3179
  • Valor da entrada: R$ 30,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças – menores de 5 anos não pagam
  • Nota no Google: 4,7

Apreciar a natureza e visitar o Parnaso (Parque Nacional da Serra dos Órgãos)

O Mirante da Serra, localizado na estrada entre Itaipava e Teresópolis, é um ponto turístico que eu considero imperdível.

A vista deslumbrante, especialmente ao entardecer, é de tirar o fôlego. A facilidade de acesso e uma área de estacionamento tornam a parada ainda mais acessível aos visitantes.

O Vale da Lua é outro ponto que eu gosto de recomendar porque é perfeito para tirar fotos incríveis da região.

Localizado próximo ao centrinho de Itaipava, este bairro de Santa Mônica é repleto de eucaliptos e oferece trilhas de diferentes níveis e modalidades.

Para os amantes de atividades ao ar livre, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece trilhas emocionantes e cachoeiras deslumbrantes.

Uma das trilhas que eu recomendo é a trilha para o Morro do Açú, a vista lá de cima é espetacular. A taxa de visitação é acessível, e o parque abre diariamente.

✅ Informações úteis

  • Endereço: Avenida Rotariana, Sem Número
  • Nota do Google: 4,8

Comprinhas

Agora, se tem uma coisa que eu não deixo de recomendar àqueles que vêm aqui é visitar a Feirinha de Itaipava – outra atração que também recomendo na baixa temporada.

São muitas barracas, com opções diversas de roupas. É uma excelente oportunidade para quem quer comprar boas roupas de frio.

A vantagem da baixa temporada é que há menos movimento. A vantagem da alta temporada é que há mais barracas!

Recomendo ir de carro, pois o estacionamento é amplo e gratuito.

✅ Informações úteis

  • Endereço: Rodovia – Rio da Cidade, número 63, BR 040
  • Instagram: @feirinha_itaipava
  • Nota do Google: 4,1

Explorar a gastronomia local

Em Itaipava, a alta temporada é a época perfeita para explorar as delícias gastronômicas locais. Por aqui, há diversos restaurantes que oferecem uma experiência culinária única.

O visitante pode escolher entre opções de restaurantes italianos e franceses, além das churrascarias, cervejarias, restaurantes japoneses e peruanos.

Há locais que são um paraíso para os amantes de sobremesas, com opções irresistíveis.

Durante o inverno, muitos restaurantes oferecem menus temáticos que combinam com o clima, como rodízio de fondue.

Um lugar que acho muito bonito é o Chateau Bistrot. Ele é encantador tanto por dentro quanto por fora, com uma decoração muito bonita. Eles têm cerca de seis vagas de estacionamento disponíveis.

A comida lá é incrível, especialmente pratos sofisticados como o “Magret de canard”, que é uma mistura deliciosa que já tive a sorte de experimentar.

Eles também oferecem fondue na pedra, especialmente gostoso no inverno da alta temporada.

Os molhos para a carne, os acompanhamentos do queijo e a própria carne na pedra de sal são deliciosos e vale a pena experimentar.

✅ Informações úteis

  • Endereço: Estrada União Industria, 12.590, Itaipava
  • Instagram: https://www.instagram.com/chateauxbistrot/
  • Nota do Google: 4,6
  • Horário de funcionamento: quarta feira, de 18h às 23h; quinta feira, de 12h30 às 23h; sexta e sábado, de 12h30 às 0h; e domingo, de 12h30 às 22h
  • Telefones: (24) 2222-1118
Patrick Gercy
Patrick Gercy

Gerente Geral da Pousada Parador Santarém e membro do comitê de hotelaria do Covention Bureau Petrópolis.

Na pousada comando cada etapa operacional para que o hóspede tenha satisfação não só com o ambiente em que está inserido mas também a relação com os colaboradores, onde seria o nosso diferencial. A prestação de serviço ao hospede pra mim vai alem de servir somente a hospedagem mas uma experiência afetiva com o espaço.

Sou muito grato pelo meu trabalho e por conseguir buscar sempre a melhor solução para a empresa, colaboradores e hóspedes, isso me motiva a estar inserido nas questões turísticas da nossa cidade para buscar sempre o melhor que a nossa região pode proporcionar aos seus visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Pousada Nº1 em Itaipava

parador