O que fazer em Itaipava de graça? Veja minhas dicas

Em meio às deslumbrantes paisagens e charme peculiar de Itaipava, surge a questão que muitos viajantes e locais se perguntam: o que fazer em Itaipava de graça?

Seja você um amante da natureza, entusiasta da cultura local ou simplesmente alguém em busca de experiências acessíveis, há muito o que fazer na minha cidade.

Hoje, vou ajudar você a explorar as opções que não só preservarão seu orçamento, mas também garantirão momentos inesquecíveis em Itaipava. Boa leitura!

Descubra o que fazer em Itaipava de graça

Cachoeira da Macumba

A Cachoeira da Macumba é um passeio que você pode fazer totalmente de graça – você não vai gastar nem mesmo com estacionamento.

A localização é super fácil, praticamente a poucos metros da BR 495 – Sentido Teresópolis, perfeito para quem estiver aqui em Itaipava. A energia lá é simplesmente fantástica e difícil de explicar.

A cachoeira e o poço na parte superior são incríveis, a beleza é indescritível. A estrada para chegar já é uma maravilha por si só, cheia de exuberância.

O único ponto triste é o lixo acumulado no acesso à trilha, na área de estacionamento, onde tem uma barraca de venda de bebidas. Mesmo na trilha até a cachoeira, dá para ver lixo pelo caminho.

Porém, tirando esse ponto negativo, em cerca de 5 minutos de caminhada, você chega na cachoeira. A água é cristalina e bem gelada, e a queda d’água é linda demais.

O lugar todo é incrível. A trilha é bem curta e tranquila, menos de 10 minutos. Estacionar o carro é tranquilo, mas em dias lotados pode ficar um pouco complicado.

É um passeio maravilhoso para quem curte a natureza. Só não recomendaria para pessoas com dificuldades de locomoção.

Sugiro evitar feriados, pois o lugar não é muito grande e costuma lotar. Da última vez, eu fui numa sexta pela manhã após o Carnaval e estava tranquilo. Um programa realmente belo.

✅ Informações úteis

  • Endereço: BR 495, número 2596
  • Nota do Google: 4,7
  • Horário de funcionamento: permanentemente aberta à visitação

Trilha na Pedra de Itaipava

Eu recomendo uma experiência única para apreciar as montanhas da região: subir até o topo da Pedra de Itaipava, que tem 1.370 metros de altura.

Do cume, você pode desfrutar de uma vista 360 graus não apenas do distrito, mas também da serra e outras montanhas ao redor.

Com um condicionamento físico médio, é possível subir em cerca de 2 horas, fazendo várias paradas para fotos ao longo do caminho.

Da última vez, para descansar e descer levei mais 2 horas, resultando em um passeio total de 4 horas aproximadamente.

A trilha até o Pico de Itaipava consiste principalmente em subidas e, por isso, a considero de nível de dificuldade médio. São aproximadamente 4 km no total (ida + volta), em uma área totalmente descampada, sem nenhuma sombra.

Por isso, é crucial estar preparado com muita água, protetor solar e um boné ou viseira.

Além disso, eu sugiro fortemente que, mesmo em dias quentes, você opte por calça e camisa de manga comprida (pode ser aquelas que ajudam a transpirar).

O trecho final da trilha possui mato alto e você vai roçar na vegetação, o que pode se tornar desconfortável se estiver com braços e pernas expostos. Anote essa minha dica e me agradeça depois!

✅ Informações úteis

  • Endereço: Rua B, número 650
  • Nota do Google: 4,5
  • Horário de funcionamento: permanentemente aberta à visitação

Parque Nacional na Serra dos Órgãos

Outra coisa que você poide fazer de graça aqui em Itaipava é explorar as cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A entrada de Petrópolis para o parque está em Corrêas, a apenas 30 minutos de carro do centrinho de Itaipava (13 km aproximadamente).

Ao longo de mais de 20 mil hectares de uma floresta preservada, você encontrará cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paisagens impressionantes.

Existem trilhas leves que levam a várias cachoeiras, enquanto outras exigem uma caminhada de nível médio. Se você estiver bem preparado fisicamente, sugiro considerar a travessia Petrópolis – Teresópolis.

Em 3 dias, é possível percorrer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, indo de uma cidade a outra, com pernoite em campings ou abrigos ao longo do caminho, proporcionando uma experiência única na região – um dos melhores passeios gratuitos em Itaipava.

✅ Informações úteis

  • Endereço: Estrada do Bonfim, Sem Número
  • Nota do Google: 4,8
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 08 h 00 às 17 h 00
rm3
rm3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Itaipava – Petrópolis/RJ