Museu do Pequeno Príncipe: vale a pena visitar?

O Museu do Pequeno Príncipe é uma homenagem ao icônico livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry.

Pela minha experiência ao visitá-lo, posso dizer que você vai descobrir fatos surpreendentes sobre a história, significados especiais e tudo que faz o Pequeno Príncipe ser tão querido no mundo todo.

Então, prepare-se para conhecer um lugar cheio de encanto e diversão. Vem comigo saber mais detalhes sobre o local!

História do Museu do Pequeno Príncipe

Durante a Segunda Guerra Mundial, o autor Antoine de Saint-Exupéry foi morar nos Estados Unidos.

Mesmo passando por momentos difíceis, ele escreveu quase metade de suas obras mais famosas, incluindo a história do “O Pequeno Príncipe”, um príncipe que vem para a Terra e fala sobre amizade, solidão, amor e perda.

Este livro é uma espécie de memória que relata suas experiências como aviador no Deserto do Saara, sendo prenunciado que ele tenha utilizado essas vivências como base para escrever a obra.

Nesta mesma época, Petrópolis foi um lugar importante para pilotos franceses que trabalhavam nos primeiros voos entre Brasil e França.

Um desses pilotos, Marcel Reine, comprou uma casa em Petrópolis, onde gostava de aproveitar o clima agradável e fazer atividades como andar a cavalo nas montanhas.

Além disso, ele recebia amigos e outros pilotos, incluindo Antoine de Saint-Exupéry.

Essa história interessante de Petrópolis foi responsável por fazer nossa cidade se tornar uma atração turística quando o assunto é aviação e as obras de Saint-Exupéry.

Nos dias atuais, a casa, que passou a ser chamada de “La Grande Vallee”, preserva a memória dos pilotos franceses na região e virou um museu e memorial dedicado ao “O Pequeno Príncipe” e ao autor.

Com isso, o museu tem documentos, fotos e objetos relacionados ao livro e ao antigo dono, Marcel Reine.

Assim, você pode agendar uma visita guiada, e, durante o passeio, o dono atual, José Augusto Wanderley, conta fatos interessantes sobre a aviação francesa e a conexão com o Brasil, além de falar sobre os livros de Saint-Exupéry.

O local também tem uma fonte inaugurada em 2000 para homenagear o autor.

E a visita faz parte do Passaporte Cultural da Fundação de Cultura & Turismo da prefeitura de Petrópolis, que oferece descontos em atrações culturais e históricas.

Informações úteis

  • Endereço: Estr. do Ribeirão Grande, 102 – Itaipava, Petrópolis – RJ, 25740-240
  • Contato: (21) 99354-3179
  • Valor da entrada: R$ 30,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças – menores de 5 anos não pagam
  • Nota no Google: 4,7

Então, ir ou não ir a este museu?

Na minha opinião, visitar o Museu do Pequeno Príncipe vale a pena para os fãs de Antoine de Saint-Exupéry e aqueles que apreciam a história por trás de “O Pequeno Príncipe”.

Também é uma boa pedida para quem está viajando com crianças.

O museu não só preserva a memória do autor e sua conexão com a aviação francesa em Petrópolis, como também oferece um passeio envolvente pelo sítio “La Grande Vallee”.

No entanto, se você não tem interesse particular na obra ou na história da aviação, pode não ser a atração mais impactante no seu caso.

Patrick Gercy
Patrick Gercy

Gerente Geral da Pousada Parador Santarém e membro do comitê de hotelaria do Covention Bureau Petrópolis.

Na pousada comando cada etapa operacional para que o hóspede tenha satisfação não só com o ambiente em que está inserido mas também a relação com os colaboradores, onde seria o nosso diferencial. A prestação de serviço ao hospede pra mim vai alem de servir somente a hospedagem mas uma experiência afetiva com o espaço.

Sou muito grato pelo meu trabalho e por conseguir buscar sempre a melhor solução para a empresa, colaboradores e hóspedes, isso me motiva a estar inserido nas questões turísticas da nossa cidade para buscar sempre o melhor que a nossa região pode proporcionar aos seus visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Pousada Nº1 em Itaipava

parador